O mais rápido do mundo​

O Shark é um ultraleve com disposição em tandem, de alta performance, asa-baixa e trem retráctil, projectado para ser ideal em voos de cruzeiro rápido. É todo construído em fibra de carbono, o que permitiu que detenha os recordes mundiais de velocidade nesta categoria desde 2012. Tem um cockpit confortável, uma excelente visibilidade, assim como um estilo único.

O projeto

O projeto Shark é baseado na colaboração entre a DesignGryfe e a COMP-LET que combina a longa experiência do produtor de compósitos, da equipa de design e do know-how adquirido durante um vasto número de projetos – ultraleves, planadores e aviação geral, que voam aos milhares por todo o mundo.

Um cockpit confortável

O Shark conta com bancos reclináveis e instrumentação EFIS/EMS que mantêm a tripulação perfeitamente consciente do voo e do desempenho do motor.
No Shark, tudo é optimizado para o conforto da tripulação durante o voo de cruzeiro – até mesmo os “descansos” das mãos sobre a potência “fighter-like” (esquerda) e no “manche-stick” (direita). O estilo interior foi criado por Peto Zelman e Ivan Adamcik da Academia de Belas Artes e Design de Bratislava.

Um avançado conceito aerodinâmico

Para reduzir ao mínimo a resistência aerodinâmica, o Shark usa um perfil alar único em ultraleves, optimizado para voos rápidos, especialmente desenvolvido por um especialista em aerodinâmica de turbo-hélices militares. A fuselagem, com um excelente coeficiente aerodinâmico, assim como as suas superfícies aerodinâmicas principais, com o bordo exterior em forma elíptica, foram criados e desenvolvidos por profissionais com uma vasta experiência na história da aviação da Republica Checa.

Tecnologia e qualidade

Toda a estrutura é feita em fibra de carbono, e os restantes componentes estruturais são feitos de diferentes materiais para que, de acordo com as suas propriedades, venham a ter a melhor relação peso/resistência assim como rigidez e segurança.

Especificações

Envergadura 7.9 m
Comprimento 6.7 m
Área alar 9.5 m²
Motor Rotax 912ULS – 75 kW
Peso em vazio 275 kg
Peso máximo à descolagem 480 kg
VNE 333 km/h
Velocidade máx. de cruzeiro VH 290 km/h
Velocidade óptima de cruzeiro 250 km/h
Velocidade de perda limpo 80 km/h
Velocidade de perda com flaps 64 km/h
Razão de subida com peso máx. 7.2 m/s
Capacidade de combustível 100 lts
Consumo de combustível em voo 15 l/hora
Factor de carga máx +4/-2, max. de ruptura+6/-3

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