O mais rápido do mundo
O Shark é um ultraleve com disposição em tandem, de alta performance, asa-baixa e trem retráctil, projectado para ser ideal em voos de cruzeiro rápido. É todo construído em fibra de carbono, o que permitiu que detenha os recordes mundiais de velocidade nesta categoria desde 2012. Tem um cockpit confortável, uma excelente visibilidade, assim como um estilo único.
O projeto
O projeto Shark é baseado na colaboração entre a DesignGryfe e a COMP-LET que combina a longa experiência do produtor de compósitos, da equipa de design e do know-how adquirido durante um vasto número de projetos – ultraleves, planadores e aviação geral, que voam aos milhares por todo o mundo.
Um cockpit confortável
O Shark conta com bancos reclináveis e instrumentação EFIS/EMS que mantêm a tripulação perfeitamente consciente do voo e do desempenho do motor.
No Shark, tudo é optimizado para o conforto da tripulação durante o voo de cruzeiro – até mesmo os “descansos” das mãos sobre a potência “fighter-like” (esquerda) e no “manche-stick” (direita). O estilo interior foi criado por Peto Zelman e Ivan Adamcik da Academia de Belas Artes e Design de Bratislava.
Um avançado conceito aerodinâmico
Para reduzir ao mínimo a resistência aerodinâmica, o Shark usa um perfil alar único em ultraleves, optimizado para voos rápidos, especialmente desenvolvido por um especialista em aerodinâmica de turbo-hélices militares. A fuselagem, com um excelente coeficiente aerodinâmico, assim como as suas superfícies aerodinâmicas principais, com o bordo exterior em forma elíptica, foram criados e desenvolvidos por profissionais com uma vasta experiência na história da aviação da Republica Checa.
Tecnologia e qualidade
Toda a estrutura é feita em fibra de carbono, e os restantes componentes estruturais são feitos de diferentes materiais para que, de acordo com as suas propriedades, venham a ter a melhor relação peso/resistência assim como rigidez e segurança.
Especificações
Envergadura | 7.9 m |
Comprimento | 6.7 m |
Área alar | 9.5 m² |
Motor | Rotax 912ULS – 75 kW |
Peso em vazio | 275 kg |
Peso máximo à descolagem | 480 kg |
VNE | 333 km/h |
Velocidade máx. de cruzeiro VH | 290 km/h |
Velocidade óptima de cruzeiro | 250 km/h |
Velocidade de perda limpo | 80 km/h |
Velocidade de perda com flaps | 64 km/h |
Razão de subida com peso máx. | 7.2 m/s |
Capacidade de combustível | 100 lts |
Consumo de combustível em voo | 15 l/hora |
Factor de carga máx +4/-2, max. de ruptura+6/-3 |